Conheça a Estância Climática de Santa Rita do Passa Quatro

Uma ótima opção é conhecer a Estância Climática de Santa Rita do Passa Quatro, localizada a 250 quilômetros de São Paulo, a cidade desenvolve turismo o ano todo, atraídos pelas belezas naturais, culturais e gastronômicas da região.

Pontos Turísticos

Usina São Valentim – Patrimônio Arquitetônico
A Usina de São Valentim está implantada à margem esquerda do Rio Claro, aproveitando o desnível de 80 metros da Cachoeira de São Valentim. A casa de máquinas está situada próxima ao salto e um de seus acessos se faz através de uma escadaria com 352 degraus. Construída pela Companhia Força e Luz de São Valentim, suas obras foram concluídas em 1911. Sua concessão foi comprada pela Companhia Prada de Eletricidade em 1923 e em 1973 é transferida à Companhia Energética de São Paulo - CESP. Em 1976 a usina é desativada e em 1998 passa a integrar o acervo da Fundação Patrimônio Histórico da Energia de São Paulo. Em 2009 foi totalmente restaurada pelo Grupo Bertin e volta a gerar energia.

Cachoeira Três Quedas
Situada na parte sul da cidade, a belíssima cachoeira formada pelo Córrego Passa Quatro, abriga também no local se encontra também as ruínas da Casa de Força da primeira usina hidroelétrica.

Parque Estadual de Vassununga
Localizado no km 243 da Via Anhanguera, a reserva florestal encontra-se uma das maiores quantidades de Jequitibás Rosa do mundo, possuindo um com cercar de 3.025 anos, estima-se que a árvore é do ano de 1020 a.c e mede aproximadamente 40 metros de altura.

Morro do Itatiaia
Morro Itatiaia esta a 970 metros de altitude e tem acesso pela estrada Santa Rita - Tambaú no km 6, podendo-se avistar várias cidades como Tambaú, Porto Ferreira, Pirassununga, e outras. e uma bela vista panorâmica para o Vale do Mogi. O morro abriga o Cristo com 22 metros, capela, sanitários e o local é bastante usado para a prática de Vôo Livre (Paragliding).

Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia
Construída em estilo neo-gótico para alguns, eclético para outros, na segunda década do século XX, no auge da produção cafeeira, sob a força e a fé da população daquela época, especialmente dos imigrantes italianos. Está localizada no centro de nossa cidade, abrigando em seu interior um vasto acervo artístico. São mais de quarenta vitrais ricamente coloridos numa magnitude comunicativa. Sua pintura interior foi feita pelo pintor ítalo-brasileiro "Nicolau José Biagimi (a caminho da restauração), traz, além da comunicação um forte sentimento espiritual, também possui entalhes em sua porta”.

Museu Histórico e Pedagógico Zequinha de Abreu
Antiga estação ferroviária de Santa Rita localizada na Praça Poeta Mário Matoso, nela se encontra hoje um grande acervo de Zequinha de Abreu como discos, letras das músicas, móveis, instrumentos musicais e outros.

Deserto do Alemão
O Deserto do Alemão, é formado por uma grande erosão e por dunas, proporciona as seus visitantes além de uma bela paisagem uma tranqüilidade inigualável e inesquecível. Além da beleza o local ainda conta com uma infra-estrutura ideal para se passar horas descontraídas e inesquecíveis, com vários quiosques com local para churrasco, banheiros, campo de futebol e é usado freqüentemente por jipeiros, gaioleiros e motoqueiros, proporcionando mais um grande atrativo.

Calendário de Eventos

Janeiro
- Baile do Vermelho e Branco

Fevereiro
- Carnaval na Praça

Abril
- Festival de Tradições Italianas
- Festa de São Benedito

Maio
- Quermesse
- Aniversário da Cidade e da Padroeira

Junho
- Festa do Meio A Meio
- FESC – Festivas Santa-Ritense da Canção

Agosto
- Quermesse do Barro Preto (2ª Quinzena)
- Encontro de Companhias de Santos Reis

Setembro
- Festival Zequinha de Abreu (2ª Quinzena)
- Independência ou Rock (07 de Setembro)

Outubro
- Cavalhada em Honra A Nossa Senhora Aparecida
- FAPIS - Feira Agropecuária e Industrial Santa-Ritense

Novembro
- Baile do Hawai
- Festival Gospel

Dezembro
- Natal Iluminado
- Baile de Natal
- Baile de Reveillon

Igraja Matriz
Igreja Matriz
Jetiquibá Rosa